Quantos loucos já encheram a cabeça aqui...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Enfim...

Finalmente acabou!! Nesta terça feira (18/01/2011) tivemos a última prova da Unicamp o que caracteriza, também, o término dos principais vestibulares do país (unicamp, fuvest e unesp, estes dois últimos terminaram dias atrás).
Como vcs já sabem, no último dia da Unicamp tivemos a prova envolvendo as então chamadas ciências da natureza, também conhecidas como Biologia, Química e Física. E é da prova de biologia, obviamente, que eu gostaria de fazer algumas considerações.
Primeiramente ressalto a ênfase nas questões evolutivas, como na questão envolvendo anfíbios e a transição do animal da água para a terra. Depois a questão das aves, mostrando também aspectos anatômicos e fisiológicos selecionados naturalmente durante a evolução desses animais, para a total adaptação ao vôo.
Na Fuvest pudemos acompanhar questões evolutivas na questão de surgimento de grupos durante uma linha evolutiva dada em um gráfico e também, na última questão de bio, a seleção de seres ecto ou endotérmicos.
Por outro lado, achei a Fuvest mais criativa ao abordar um tema de fisiologia humana que, incrivelmente, não caiu na Unicamp. O tema foi Sistema Excretor, estudo de néfron e reabsorção. Diga-se de passagem, e meus alunos do Elite não me deixam mentir, EU FALEI QUE IA CAIR!!! hahahaha... o pessoal ficou até com medo da minha vidência. Teve gente que pensou que eu tava comprando questão da prova, hahaha.
Bem galera, mas de modo geral, as duas principais provas de biologia do ano (unicamp e fuvest) foram muito equivalentes, abordando temas específicos em algumas questões e temas de cunho evolutivo em outras. Não entrarei no mérito de qual eu achei difícil ou fácil porque isso é extremamente relativo visto que, quem estudou DEVIDAMENTE durante o ano passado, não deve ter encontrado dificuldades, mas quem não estudou, bem.... aí não foi só biologia o difícil!!

Saudações.

Nenhum comentário: